Inauguração da Casa da Língua Comum Imprimir E-mail
Sexta-feira, 17 de Abril de 2015 18:49

 

Atos de Inauguração da Casa da Língua [PDF]

A Casa da Língua Comum é um projeto ao serviço da promoção da língua e a cultura que abre as suas portas o dia 25 de abril. Fica situada na rua de Emílio e de Manuel, 3, r/c - 15901 Santiago de Compostela (Galiza).

Os promotores, pessoas e entidades da sociedade civil com longa experiência e provada implicação na criação cultural, a investigação e o desenvolvimento da comunidade linguística galega, entendemos o momento presente como uma oportunidade para consolidar um novo modelo baseado no entendimento entre diferentes sensibilidades, a colaboração mútua e o aproveitamento das sinergias, para melhor servir a sociedade em que nos inserimos.

Leia mais...
 
Conferência "Português Língua Global" Imprimir E-mail
Sexta-feira, 17 de Abril de 2015 18:30

Folheto / Programa [PDF]

Academia Galega colabora na organização da Conferência "Português Língua Global" que terá lugar o dia 22 de abril na Universidade de Évora. O evento conta com participação especial da Extremadura, que se interessou em ter uma presença destacada através dos reitor da universidade, Segundo Píriz, o professor Juan M. Carrasco González, e um representante da presidência da Junta de Extremadura. Estarão participando os académicos Maria Dovigo e Ângelo Cristóvão.

Leia mais...
 
Participação galega no Colóquio da Lusofonia do Fundão Imprimir E-mail
Terça-feira, 17 de Março de 2015 12:51
Colóquios da Lusofonia

O Fundão (Portugal) vai acolher, entre 27 e 31 de março, o Colóquio da AICL - Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, na sua 23ª edição, em que participarão Maria Dovigo e Concha Rousia, representando a Academia Galega da Língua Portuguesa, e os professores Xurxo Fernández e Antia Cortiças Leira.

Leia mais...
 
AGLP publica poemário de Jenaro Marinhas del Valle Imprimir E-mail
Terça-feira, 06 de Janeiro de 2015 10:53

Invenção do Mar é o título do 8º volume da Coleção Clássicos da Galiza, poemário de Jenaro Marinhas del Valle editado pelo académico António Gil com colaboração de Pablo González Marinhas, redator da apresentação.

Leia mais...
 
Morreu Amadeu Ferreira, grande divulgador da língua mirandesa Imprimir E-mail
Segunda-feira, 02 de Março de 2015 23:00

Morreu ontem em Lisboa Amadeu Ferreira, aos 64 anos de idade. Poeta, jurista e professor universitário, foi um conhecido escritor em língua mirandesa, variedade do asturo-leonês. Trabalhou intensamente para que fosse reconhecida como a segunda língua oficial de Portugal no território de Miranda do Douro, onde atualmente é ministrada às crianças.

Leia mais...
 
Fundação AGLP realiza reuniões o dia 3 de janeiro Imprimir E-mail
Terça-feira, 30 de Dezembro de 2014 09:28

Começa o ano 2015 na Academia Galega da Língua Portuguesa com reuniões ordinárias do Patronato da Fundação e da própria AGLP, que convocou os académicos em pleno para o 3 de janeiro

Leia mais...