Seminário: A Lei Paz-Andrade e as Políticas de Língua Imprimir E-mail
Sexta-feira, 20 de Junho de 2014 16:11

O Seminário «A Lei Paz-Andrade e as Políticas de Língua», que se vai realizar o dia 26 de junho no Museu do Povo Galego sob organização da AGLP, pretende ir ao encontro das necessidades atuais da política da língua. Os oradores são parte importante do presente e futuro do português na Galiza e na CPLP.

A assistência do Secretário Geral de Política Linguística do Governo Autónomo galego, Valentín García, do Diretor Executivo do IILP, Gilvan Olveira, do Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, do Observatório da Língua Portuguesa, da Coordenadora da Equipa Técnica Central do PPPLE - Portal do Professor de Português Língua Estrangeira do IILP, Edleise Mendes, e do professor Rolf Kemmler, da UTAD, além dos significados intervenientes galegos, evidencia um compromisso público com a aplicação da lei 1/2014 e o futuro linguístico da Galiza.

Leia mais...
 
Ramom Reimunde apresenta ‘O Tesouro do Monte’ Imprimir E-mail
Terça-feira, 03 de Junho de 2014 18:51

Ramom Reimunde Norenha: "O Tesouro do Monte"

O académico da AGLP Ramom Reimunde Norenha apresenta o seu mais recente trabalho, O Tesouro do Monte. Redigido seguindo o acordo ortográfico do português, é publicado em parceria com a Academia Galega da Língua Portuguesa e diversas associações florestais. A introdução da obra corresponde a Bernardo Penabade, ex-presidente da AGAL.

Leia mais...
 
Dia das Irmandades da Fala em Lisboa: Homenagem a Rosalia de Castro Imprimir E-mail
Sábado, 24 de Maio de 2014 23:50

No próximo dia 26 de maio terá lugar em Lisboa o evento "Cantar-te-ei/ Dia das Irmandades da Fala". O ato decorrerá no Centro Nacional de Cultura, entidade com que a Academia tem assinado um protocolo de colaboração.

Leia mais...
 
III Jornadas das Letras Galego-Portuguesas em Pitões das Júnias (Montalegre - Portugal) Imprimir E-mail
Terça-feira, 27 de Maio de 2014 22:53

O grupo DTS, com a colaboração da Associação Pró-Academia, tem a bem organizar para os próximos dias 30-31 de maio e 1 de junho mais uma edição das Jornadas das Letras Galego-Portuguesas.

Leia mais...
 
A AGLP disponibiliza na rede os «Clássicos da Galiza» Imprimir E-mail
Sexta-feira, 16 de Maio de 2014 06:14

Rosália de Castro: Cantares Galegos

A Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) põe na rede ao dispor de todos os leitores a coleção de «Clássicos da Galiza», em versão em PDF dos textos editados anteriormente em papel. Isso é possível mercê à generosidade da editora «Edições da Galiza», criada e sustida pela iniciativa e laboriosidade de Heitor Rodal, a quem agradecemos mais uma vez a sua generosidade.

Leia mais...