Conferência Promoção e Difusão da Língua Portuguesa Imprimir E-mail
Quarta-feira, 09 de Abril de 2014 23:27

A Academia Galega da Língua Portuguesa é uma das entidades colaboradores da Conferência Promoção e Difusão da Língua Portuguesa que terá lugar em quinta-feira, 11 de abril, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Leia mais...
 
II Congresso da Cidadania Lusófona em Lisboa Imprimir E-mail
Quinta-feira, 03 de Abril de 2014 17:58

O Movimento Internacional Lusófono (MIL) coordena em Portugal em quarta-feira, 16 de abril, o II Congresso da Cidadania Lusófona. O evento decorrerá na sede da Sociedade de Geografia e História de Lisboa, e no contexto do mesmo será entregue o prémio Personalidade Lusófona 2013 ao galego Ângelo Cristóvão, académico da AGLP.

Leia mais...
 
IILP divulga a "Lei Valentim Paz-Andrade" Imprimir E-mail
Quinta-feira, 20 de Março de 2014 10:33


O blogue do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), organismo da CPLP, cujo diretor executivo é o professor brasileiro Gilvan Muller de Oliveira, divulga informações sobre a aprovação, na Galiza, da «Lei para o aproveitamento da Língua Portuguesa e vínculos com a Lusofonia».

Leia mais...
 
Por unanimidade, Lei Valentín Paz-Andrade Imprimir E-mail

Não é habitual todos os partidos políticos do Parlamento galego alcançarem a unanimidade e muito menos quando a língua está no palco. No dia 11 de março de 2014 esse facto deu-se. O início oficial deste processo decorreu em maio de 2012 quando se apresentou no registo do Parlamento a Iniciativa Legislativa Popular «Valentín Paz-Andrade» para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a Lusofonia.

Última atualização em Quarta-feira, 09 de Abril de 2014 23:49
Leia mais...
 
GpS da Língua: o Português Galego Imprimir E-mail
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2014 00:00

Pró-AGLP

Afirmava-se na Declaração Galega de Soberania, em maio de 2011, "a disposição à procura da auto-organização e da auto-gestão democrática da sociedade galega num quadro de verdadeira igualdade económica e social, liberdade e justiça em todas as dimensões e para todas as pessoas". Esta declaração era uma iniciativa lançada ao universo internético por pessoas que faziam parte da defesa da língua na Galiza como ativistas do movimento reintegracionista.

Leia mais...