terça-feira, 16 abril 2013 00:24

Novo número da revita digital Opúsculo das Artes

Opúsculo das Artes: Compositores Portugueses no Festival de la Canción Gallega de Ponte Vedra

Acaba de vir a lume o nº 2 da revista digital Opúsculos das Artes, feita em parceria pelo blogue Ilha de Orjais, aCentral e a Pró Academia. Este novo número está dedicado a dar a conhecer a presença nesse Festival de sete compositores portugueses de grande prestígio.

Opúsculo das Artes: Compositores Portugueses no Festival de la Canción Gallega de Ponte Vedra

Segundo número da autoria do professor José Luís do Pico Orjais,
subordinado ao título
Compositores Portugueses no
Festival de la Canción Gallega de Ponte Vedra

Acaba de vir a lume o nº 2 da revista digital Opúsculos das Artes, feita em parceria pelo blogue Ilha de Orjais, aCentral e a Pró Academia. Este novo número está dedicado a dar a conhecer a presença nesse Festival de sete compositores portugueses de grande prestígio: Rui Coelho (1892-1986), Cláudio Carneyro (1895-1963), Frederico de Freitas (1902-1980), Victor Macedo Pinto (1917-1964), João de Freitas Branco (1922-1989), Joly Braga Santos (1924-1988) e Jorge Rosado Peixinho (1940-1995).

O Festival de la Canción Gallega foi um evento que decorreu em Ponte Vedra entre 1960 e 1967, cujo impulsor inteletual foi o crítico musical António Fernández-Cid e que contou com a colaboração necessária do presidente na altura da câmara municipal José Filgueira Valverde. Todos os compositores compuseram as suas partituras sobre textos de poetas galegos, a maioria relacionados com a família Álvarez Blázquez e com a cidade do Leres.

Consideramos que, desde já, este volume dos Opúsculos das Artes constitui um documento imprescindível para um melhor conhecimento da música na Galiza da segunda metade do século XX e, também, da música contemporânea portuguesa. A publicação é totalmente gratuita, foi editada sob a licença Creative Commons (CC BY NC SA) e pode ser descarregada em formato PDF do site commons.folque.com, portal do conhecimento livre da ACFolque.

Mais informação:

Ler 2900 vezes