quarta-feira, 23 setembro 2015 02:00

Isaac Alonso Estraviz Prémio Arraiano Maior 2015

 Isaac Alonso Estraviz

Isaac Alonso Estraviz (*)

A associação cultural Arraianos concedeu o Prémio Arraiano Maior 2015 ao lexicógrafo Isaac Alonso Estraviz, académico da AGLP. O galardão será entregue num ato que decorrerá no sábado, 19 de setembro, na capela da Nossa Senhora do Jurês, em Lóvios.

Estraviz receberá, igualmente, a guilhada e a pucha que o reconhecem como Arraiano Maior, bem como um diploma do coletivo português Porta XIII, premiados na anterior edição. A seguir haverá um jantar de confraternização num restaurante da localidade da Baixa Límia.

Da associação Arraianos destacam o lexicógrafo como «pessoa de bem, referente ético e comprometido com a cultura e o territorio arraiano» e salientam o seu «trabalho sem descanso» para que o galego recuperasse o seu esplendor.

Parte fundamental desse labor é o dicionário que leva o seu nome, publicado originalmente em papel e, desde há mais de uma década, também na internet. Atualmente, com a parceria da AGLP, o Dicionário Eletrónico Estraviz está na rede com a versão 3.0, sendo o mais completo dos dicionários galegos —quer em papel, quer em format digital—, com mais de 130.000 entradas totais e quase 500.000 consultas nos últimos doze meses —mais de 1.300 cada dia.

(*) Fotografia: www.aelg.org | Autoria: Santos-Díez (Ollo de Vidro-ACAB) (2009).

Ler 4114 vezes