Categoria: Membros Numerários Acessos: 3877

Artur Alonso Novelhe

Artur Alonso Novelhe

Nado em México, D.F. (México), é Perito Mercantil. Diplomado pela Escola Pericial de Comércio de Ourense. Exerce como funcionário do Serviço Galego de Saúde do Governo da Galiza. Como poeta tem realizado as seguintes publicações: Entre os teus Olhos (2001), Ourense, Difusora de Artes e Letras; Uma meixela depois a outra (2003), Criação, AGAL ed.; Filhos da Brêtema (2008), Sant Cugat del Vallès, Edições da Galiza; Antologia “Dez x Dez” (2006), Abrente Editora.

Publica periodicamente textos de opinião e criação nas seguintes revistas e jornais: Agália, da Associaçom Galega da Língua, Novas da Galiza, Outras Vozes, Portal Galego da Língua (na secção «Cartas Méxicas»). Colabora na atividade internética principalmente nos lugares poéticos Recanto das Letras (Brasil), no Clube dos Poetas Vivos (Galiza).

Foi galardoado com o Prémio “Feliciano Rolán” de Poesia na sua edição n.o XVIII. Tem participado no Certame do Condado (Salvaterra do Minho); no Festival da Terra (Ferrol); no Certame Poético anual de Quiroga (Quiroga, Lugo); nas Letras Galegas, 2005 (Ponferrrada).

A sua atividade social e cívica gira em torno à realização de recitais poéticos com o Grupo Clube dos Poetas Vivos, palestras em escolas sobre a poesia como janela aberta ao interior do espírito, Tertúlias Literárias, organizadas por poetas, pintores e músicos na cidade de Ourense; recitados nos Cafés da Palavra (Ourense), na Galeria Sargadelos (Lugo).

Pertenceu ao Comité De Solidariedade com América Latina (COSAL) em que desempenhou labores de comunicação, divulgação e coordenação. É membro da Associaçom Galega da Língua, desde os meados dos anos 80.