Categoria: Membros Numerários Visualizações: 3789

José Manuel Barbosa Álvares

José Manuel Barbosa Álvares

Nado em Ourense, é Diplomado em Professorado de Ensino Geral Básico pela Escola Universitária de Formação do Professorado de Ensino Geral Básico da Universidade de Santiago de Compostela, na especialidade em Ciências Humanas no ano 1984. Fez estudos de história na UNED de Ourense. Exerce como Professor de Educação Física.

Desenvolve as tarefas de professor de Galego e Educação Física, desde 1992, como funcionário da Junta de Galiza, e de professor nos cursos de Língua, Literatura, História, Arte e Cultura Galegas organizados pela Universidade de Vigo e/ou a AGAL. Participa em Cursos e Simposia, em Mesas Redondas e “Auditions”, em Seminários e Congressos e outras atividades organizados pelas Universidades Galegas e/ou pela AGAL.

Faz parte do Clube [email protected] Poetas [email protected], que fez recitais em Ponte Areias, Ourense, Vigo, Verim, Ginzo, Crunha, Compostela, Carvalhinho, Porrinho, Riba d’Ávia. Quiroga, A Rua... Pertence à AGAL desde 1984, na qual foi Coordenador Local e Regional (2001-2006), Coordenador Nacional Territorial (2006-...) e Membro do Conselho (2006-2009). É integrante do Conselho Consultivo do MIL (Movimento Internacional Lusófono) e do IGEC (Instituto Galego de Estudos Celtas) como diretor administrativo.

É autor de artigos no Jornal La Región (Ourense) desde 1980; de artigos, recensões, estudos, poesia, narrativa na revista Agália; de textos postados no Portal Galego da Língua. Para além, tem publicado Curso prático de Galego (1999), Ed. AGAL; Âmago/Mágoa (2002), Ed.Baía, em parceria com Roi Brás; Bandeiras da Galiza (2006), Ed. AGAL; Atlas Hstórico da Galiza (2008), Sant Cugat del Vallès, Edições da Galiza. Polifona.