Categoria: Membros Numerários Visualizações: 2365

Vítor Manuel Lourenço Peres

Vítor Manuel Lourenço Peres

Nasceu em Vilarinho (Pereiro de Aguiar). Desde 1994 exerce como Agente Tributário das Finanças Públicas em Ourense. Logrou a licenciatura em Geografia e História (1993), na Universidade de Vigo, e a especialidade de Pre-história e Arqueologia (1994), na Universidade de Santiago de Compostela.

Na década de 1990 foi técnico nas excavações arqueológicas da vila de Rio Caldo, em Lóbios, do castro de São Cibrão de Lás (Santo Amaro) e no castelo medieval de Castro Caldelas. Nessa década foi também corresponsável pela edição e coordenação dos cinco primeiros números da revista de investigação histórico-artística O Rumor da Fraga, editada na Faculdade de Geografia e História do Campus de Ourense.

Sócio da Asociación Cultural Auriense, de que foi também tesoureiro (2000-2002), e da Associaçom Galega da Língua desde 2001, da que foi integrante do seu Conselho. Sócio-colaborador da Associaçom Cultural A Esmorga desde 2004.

Como ativista em prol do Português da Galiza (ou Galego) é corresponsável pela criação e lançamento do Portal Galego da Língua, bem como diretor desse meio entre 2002 e 2006 e coordenador-geral do grupo PGL + i desde 2008. Desde 2003 é revisor e co-responsável técnico pelo dicionário e-Estraviz (http://estraviz.agal-gz.org). Responsável técnico e colaborador, desde o seu lançamento em 2005, do projeto lúdico Planeta NH (http://planeta.agal-gz.org), criado na Galiza por Valentim R. Fagim e voltado para o ensino da língua. Autor do blogue Altera Galiza (http://altera-galiza.agal-gz.org).

Responsável pela secção Noticiário da Língua, no quadro do programa Falares sem Cancelas, emitido por Rádio Alhariz em 2004; diretor dos programas de rádio Planeta dos Macacos e Tempo de Conferência, emitidos em Rádio Alhariz e RadioGaliza.net entre 2004 e 2005 e, novamente, em 2008 e 2009, em Rádio Alhariz.

Desde outubro de 2010 mantém o web oficial da Academia Galega da Língua Portuguesa e faz parte da equipa responsável pelo projeto do Arquivo Digital da Academia Galega da Língua Portuguesa.