×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 62
terça-feira, 09 fevereiro 2010 22:01

A Porto Editora disponibiliza VOLP online

VOLP da Porto EditoraA Porto Editora decidiu disponibilizar gratuitamente na internet, em 28 de janeiro, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que foi publicado em Outubro de 2009 sob a orientação científica do professor João Malaca Casteleiro, e que pela primeira vez na história incluiu um contributo lexical galego.

O mesmo dia, a Academia Brasileira de Letras publicou na sua página web a 5 edição do seu Vocabulário Ortográfico, com mais de 381.000 verbetes, e que foi lançado em Lisboa na sessão interacadémica de 14 de abril, em que a AGLP apresentou o seu Léxico da Galiza.

Segundo Graciete Teixeira, responsável pelo departamento de dicionários da Porto Editora, «a disponibilização deste Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa ao maior número possível de cidadãos justifica-se pela sua relevância nesta fase de transição ortográfica». A administradora e linguista acrescenta que «tendo em conta o seu percurso e dedicação em prol da língua portuguesa, a Porto Editora assumiu a responsabilidade de elaborar uma obra desta envergadura e de a disponibilizar num formato de fácil acesso».

O VOLP é uma obra lexicográfica de referência, única no panorama nacional, e constitui um instrumento indispensável de consulta e de esclarecimento das dúvidas levantadas pela aplicação do novo Acordo Ortográfico. Este Vocabulário foi elaborado com a orientação científica de João Malaca Casteleiro, o representante da República Portuguesa que participou nos encontros que conduziram à elaboração do Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa e liderou a equipa técnica que assinou o Acordo Ortográfico em 1990.

A obra, agora de acesso gratuito na Infopédia da Porto Editora, permite pesquisar mais de 180.000 vocábulos representativos do vasto património lexical da língua portuguesa e oferece informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares do feminino, plurais de compostos e outras indicações úteis. Além de todo o vocabulário geral disponível, são ainda pesquisáveis os estrangeirismos, as abreviaturas e os símbolos mais usados na língua portuguesa.

Mais info:

Aquisição do VOLP:

Ler 3192 vezes