quarta, 23 setembro 2015 00:00

Academia Galega da Língua Portuguesa publica vídeos do seminário "Língua, Sociedade Civil e Ação Exterior", que organizou na Casa da Língua Comum o dia 27 de junho de 2015

Vídeo-resumo do Seminário "Língua, Sociedade Civil e Ação Exterior"

As intervenções, que trataram temas diplomáticos, culturais e linguísticos, corresponderam em primeiro lugar ao embaixador Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Observatório da Língua Portuguesa, que explicou a história da criação da CPLP e linhas de atuação. Valentín García Gómez, Secretário Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia, apresentou diversas iniciativas do seu governo em relação à aplicação da Lei Paz-Andrade, especialmente no terreno do ensino. Joám Evans Pim, Coordenador da Comissão de Relações Internacionais da AGLP, explicou a linha de trabalho que no âmbito internacional está desenvolvendo a Academia desde a sua criação. Participou como moderador José-Martinho Montero Santalha, Presidente da AGLP.

O segundo painel, moderado por José Morell, começou com Fernando R. Ojea, Diretor de Comunicação da CRTVG, quem apresentou diversas experiências de colaboração com televisões lusófonas, em concreto com a Radiotelevisão Portuguesa, resultando positivas e estimulantes. Afirmou que a língua não é um problema para a comunicação entre ambas as partes. Joám Lopes Facal, economista, aprofundou nos fatores económicos que levam a língua portuguesa a ganhar um papel mais relevante no presente e futuro da economia mundial. Carla Oliveira, Vice-Reitora da Universidade Aberta, explicou as linhas de trabalho da UAb na difusão da língua portuguesa, bem como o sistema de ensino que desenvolve.

No terceiro painel foram oradores Roberto Samartim, do Grupo Galabra da Universidade de Santiago, apresentando resultados de investigações sobre as relações culturais galaico-portuguesas, e Carlos Durão, da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da AGLP, que apresentou o Vocabulário Ortográfico Galego. Com mais de 150000 entradas é a concretização do compromisso adquirido pela Comissão Galega que participou nas reuniões conducentes ao Acordo Ortográfico de 1990 em qualidade de "Delegação de Observadores da Galiza". Correspondeu a moderação à académica Concha Rousia.

Os seminário finalizou com um ato de encerramento em que falaram Eugénio Anacoreta Correia e José-Martinho Montero Santalha. A seguir, disponibilizamos os vídeos na íntegra do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler 519 vezes