quinta, 27 outubro 2016 00:00

Santiago de Compostela na UCCLA

A capital da Galiza aprovou por unanimidade, em reunião da sua Assembleia Municipal (Pleno ordinário) o dia 20 de outubro, a integração na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) como membro observador. A proposta foi defendida pelo Alcaide (Presidente da Câmara Municipal), justificando-a no desenvolvimento da Lei 1/2014, do 24 de março, para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia (“Lei Paz Andrade”).

Segundo o texto acordado, o Concelho de Santiago entende "de interesse para a cidade", a sua adesão à UCCLA, com o objetivo explícito de "promover o conhecimento da língua portuguesa" e incrementar "os vínculos históricos com outros países e comunidades de língua portuguesa". A associação internacional informou na sua página web que a candidatura será apreciada na próxima reunião da Assembleia Geral.

Como resultado das gestões de mediação realizadas pela AGLP com o Governo de Santiago e o Governo Autónomo da Galiza, o Sr. José Bastos, responsável pelas relações internacionais da UCCLA, visitou a cidade o passado dia 23 de maio de 2016, mantendo uma reunião com os porta-vozes dos grupos municipais e o Presidente da Câmara, Martiño Noriega, em que explicou a estrutura e funcionamento desta associação internacional de municípios. Na mesma jornada teve lugar uma receção oficial pelo Presidente do Parlamento autónomo, Miguel Santalices, e um encontro na Secretaria Geral de Política Linguística com o seu titular, Valentín García.

A integração de Santiago de Compostela abre o caminho para que outras cidades galegas possam se integrar nesse organismo internacional, em que estão representados municípios de todos os continentes, e participar das suas vantagens, nomeadamente no âmbito do turismo, a promoção económica e cultural. A UCCLA mantém uma forte relação institucional com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Notícias relacionadas:

https://www.academiagalega.org/component/k2/1851-uccla-visita-santiago-de-compostela.html

http://www.uccla.pt/noticias/santiago-de-compostela-votou-adesao-uccla

http://santiagodecompostela.gal/hoxe/nova.php?lg=cas&id_nova=15154

http://pgl.gal/santiago-aprova-unanimidade-integrar-na-uniao-das-cidades-capitais-lingua-portuguesa-uccla/

Ler 355 vezes