sábado, 24 dezembro 2016 00:00

Presente de Natal

Esta Academia oferece um presente de Natal

Nós oferecemos este livro gratuitamente Clique na capa para fazer o download

Ensaio de Gramática do Céltico Antigo Comum

Fundação AGLP divulga livro do académico Higino Martins, quem explica, no início do texto, as circunstâncias da gestação do livro:

Por vinte anos, no final de cada aula de galego-por­tu­guês no Insti­tuto Argentino de Cultura Galega de Buenos Aires (ape­sar do vago vínculo com o intuito axial do cur­so), cedemos à tentação de oferecer uma miscelâ­nea de lín­gua e cul­tura célti­ca. A paixão comum acrescentou o vício ao ponto que num­ mo­men­to nos acha­mos com ta­l cabedal de investiga­ções que devemos reuni-las em cursos au­tóno­mos sis­te­máti­cos. Primeiro foi um curso de proto-­his­tória gale­ga, de­pois dous de re­ligião e mito­logia cél­ti­cas, mais tarde outro no legado céltico vigente no Ocidente. Neles palpitava o vasto con­tri­buto da lin­guís­tica his­tórica ao estudo da anti­gui­­dade, e daí con­vocarem um abun­dante público ávido. Longe estava eu de supor que a própria lin­guís­tica céltica – com rigor técnico, externo mas real – fosse estímulo sufi­cien­te para atrair o in­teresse do pú­bli­co culto não especia­-lizado. Mas alguns alunos compar­tiam o pendor e não cessavam de i­nstar­ a que o curso de Céltico se di­tasse. Vontade não faltava, mas receava eu que a con­cor­rência o deixasse logo que começado. Mas triunfou a per­se­­ve­rância e afinal o curso programado culminou.

Muitas dúvidas me assaltaram, de con­teú­dos e mé­to­dos; dúvidas que a marcha dos sucessos aca­bou por resolver. Soprou vento favorável e fizemos a travessia. Trinta valentes sofreram-na teimudamente até o final, e mesmo tiveram a ousadia de pedir mais. Este livro nasceu dos materiais didáti­cos que então lá se distri­buiam.

 

 

Ler 526 vezes