terça, 17 julho 2018 23:29

XII CIMEIRA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP

Está a decorrer, nos dias 17 e 18 de julho, a XII Cimeira dos chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Vila de Santa Maria, ilha do Sal, em Cabo Verde. A data coincide com o aniversário da CPLP, que assinala 22 anos de existência no dia 17.

A República de Cabo Verde vai assumir o exercício da Presidência pro tempore da CPLP nesta cimeira, durante o período de dous anos. A anteceder a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, estão previstas diversas reuniões estatutárias.

A última cimeira decorreu em Brasília, Brasil, a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, quando a presidência brasileira assumiu como prioridade a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas).

A CPLP está integrada por 9 países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Outra das fórmulas de participação é a dos Observadores Associados, reservada a Estados, esperando-se a entrada de novos membros nesta cimeira.

Os estatutos incluem também uma fórmula para a participação da sociedade civil, através da categoria dos Observadores Consultivos, em que ingressou a Academia Galega da Língua Portuguesa em julho de 2017. Também, no mesmo nível, está presente o Consello da Cultura Galega.

Ler 215 vezes