Categoria: Info Atualidade Acessos: 1553

O professor Gil Hernández é académico numerário da AGLP, secretário da sua Comissão de Lexicologia e Lexicografia, coordenando a elaboração do Léxico da Galiza para ser integrado no Vocabulário Ortográfico Comum. Diretor do Boletim da AGLP, coordena também a coleção Anexos do Boletim.

O professor Gil tem destacado, nos últimos 30 anos, pela sua intensa tarefa inteletual e cívica, especialmente no terreno da linguística e sociolinguística. A sua ampla bibliografia abrange a escrita literária, história da sociolinguística, análise do ordenamento jurídico e linguístico, análise de discurso, e as relações entre língua e nacionalismo.

Juntamente com o Dr. José Luís Fontenla Rodrigues, integrou a Delegação da Comissão Galega do Acordo Ortográfico, no encontro de unificação ortográfica de 1990 em Lisboa.

Algumas das suas publicações mais conhecidas são:

  • 1984: “Tese reintegracionista” in: AA.VV.: Que galego na escola?, I Encontros Labaca, Ed. do Castro, Crunha.
  • 1985: Baralha de sonhos. Irmandades da Fala. Coleção Cadernos do Povo / poesia. Ponte Vedra - Braga.
  • 1990: Luzes e espírito. Cadernos do Povo / Poesia. Ponte Vedra-Braga.
  • 1996: Silêncio ergueito. Apontamentos sócio-políticos sobre questões aparentemente idiomáticas (infelizmente certificados apenas dez anos depois). Ed. do Castro, Crunha, 285 págs.
  • 2005: Temas de Linguística Política. Associação de Amizade Galiza-Portugal, Braga, 287 págs,.
  • 2009 (org): Galiza: Língua e sociedade. Associação de Amizade Galiza-Portugal e AGLP. Santiago de Compostela, 344 págs

Mais info: