Categoria: Info Atualidade Acessos: 2202

Image

Durante a sessão plenária também foi apresentada
uma nova edição revista e acrescentada do Léxico da Galiza

A Academia Galega da Língua Portuguesa, reunida o sábado 8 de janeiro em Santiago de Compostela, aprovou a proposta da Comissão de Publicações para a edição de 10 títulos dos Clássicos da Galiza no ano 2011, em colaboração com as Edições da Galiza; bem como a criação da Comissão de Gramática.

Tendo já dado a público os Cantares Galegos de Rosalia de Castro, em edição de Higino Martins, em breve sairá do prelo o segundo número dos Clássicos, Queixumes dos Pinheiros, de Eduardo Pondal, ao cuidado Ângelo Brea. A este seguirão outros 9 títulos até dezembro. Além disto, espera-se para o mês de abril o número 4 do Boletim da AGLP, correspondente ao ano vigente, e um Anexo do Boletim.

A respeito da Comissão de Gramática, ela estará integrada inicialmente pelos académicos Celso Álvarez Cáccamo, Higino Martins, Ernesto Vázquez Souza e Carlos Durão, que exercerá de coordenador. A estes somam-se Maria Dovigo e Marcos Celeiro como colaboradores.

O presidente da AGLP, José-Martinho Montero Santalha, tinha adiantado a notícia da elaboração de Gramática do Português da Galiza na entrevista realizada durante o II Seminário de Lexicologia, realizado em Santiago de Compostela em 25 de setembro. A criação de uma Comissão ad hoc vem dar uma estrutura formal ao grupo de trabalho que já estava ativo.

Na mesma reunião o secretário da Comissão de Lexicologia e Lexicografia, António Gil, apresentou uma nova edição revista e acrescentada do Léxico da Galiza, com as correspondentes definições e etimologia, que vai ser incluído em diversos dicionários da Língua Portuguesa.

Nesta intensa reunião os académicos analisaram também a situação nacional e internacional da língua, e os protocolos de colaboração com outras instituições, aprovando novos acordos com entidades portuguesas e galegas.