Logo

Academia Galega no ato da assinatura do protocolo entre a UAb e a Câmara de Rianjo

Carlos Reis: «A UAb vai abrir a sua primeira sede para cá do Rio Minho»

Dia 24 de janeiro, às 13h00, no Salão de Plenos da Câmara Municipal de Rianjo, o seu Presidente, Pedro Piñeiro Hermida assinou um protocolo de colaboração com o Reitor da UAb, Carlos Reis, polo qual a entidade universitária vai instalar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) nesta vila galega, o que vem a representar a primeira instituição deste teor que se erige fora de território português.

O ato foi inaugurado pola autoridade municipal que, em presença de representantes da vida política, cultural e económica, mostrou a sua satisfação por a prestigiosa entidade universitária se projetar a toda a Galiza desde o concelho que preside.

Inauguração do ato: No centro, à esquerda, Carlos Reis;
à sua direita, Pedro Piñeiro, saudando os assistentes

A seguir interveio o professor doutor Carlos Reis que começou afirmando que se sentia em casa e que o regozijava estar na vila onde nascera Castelao que, para as pessoas da sua geração, era a porta de entrada da Galiza cultural moderna. Durante a sua intervenção Carlos Reis agradeceu a presença dos "seus amigos" da Academia Galega da Língua Portuguesa e, a seguir, citou Ernesto Guerra da Cal, seu mestre em estudos queirosianos.

Da esquerda para a direita: Concha Rousia (AGLP), Valentim R. Fagim (AGAL), Xoaquín Canabal (presidente da Associação de Empresarios de Padrom, Rois e Dodro), e Felipe Ordóñez (presidente da Associação Rianjeira de Empresários)

Joám Trilho, Isabel Rei, Martinho Montero, da AGLP;
e o presidente da Câmara Municipal de Padrão, Camilo Forján

Para o professor, não se trata do primeiro centro no estrangeiro mas “para cá do Rio Minho”. Os cursos que vai oferecer serão acessíveis, de todos os pontos de vista, aos galegos e às galegas. O ensino a distância, em seu parecer, é altamente sofisticado e deixou ser a porta traseira de acesso ao ensino superior. Aqueles que na Galiza procurarem os serviços da UAb estarão em casa própria.

A seguir da assinatura do protocolo, os responsáveis municipais mostraram aos visitantes académicos o Museu do Mar e depois o Auditório Municipal, onde se instalará o Centro Local de Aprendizagem e que foi da satisfação do Reitor e Pró-reitor, Domingos Caeiro, um dos artífices do processo.

A Academia Galega da Língua Portuguesa esteve representada no ato pelo seu presidente, o catedrático José-Martinho Montero Santalha. Estiveram também em representação da academia Concha Rousia, Joám Trilho e Isabel Rei. Ainda, o académico Valentim R. Fagim assistiu ao evento em representação da Associação Galega da Língua e Alexandre Banhos, sócio da Pró Academia, esteve em representação da Fundaçom Meendinho.

Carlos Reis e Pedro Piñeiro assinam o protocolo

Carlos Reis recebe uma figurinha de Castelao de mãos de Pedro Piñeiro

Peça emitida pelo Canal Rias Baixas

Mais info:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica