Categoria: Info Atualidade Acessos: 1646

Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado

Dadas a conhecer recomendações do encontro internacional
"Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado"

A União Latina organizou em 25 e 26 de outubro de 2010, em Lisboa, um encontro internacional intitulado "Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado", que serviu de foro de discussões e de reflexão sobre o lugar da língua portuguesa no conhecimento e nas negociações internacionais.

Entre as recomendações feitas pelos participantes do encontro, apresentadas publicamente agora, salienta aquela que menciona expressamente as comunidades de fala galega. É um sinal de que a Galiza e a questão galega, como tais, devem fazer parte da agenda política do espaço lusófono.

Igualmente de destaque, entre outras, são as recomendações para a elaboração de uma gramática única da língua portuguesa, que reflita as caraterísticas de todos os países que compõem a CPLP; e para a elaboração de um dicionário comum a todas as variantes da língua portuguesa.

As discussões do encontro internacional foram articuladas em torno de temas como "A língua portuguesa no mundo", "Diáspora e emigração", "Valor económico da língua portuguesa" e "Ciberespaço lusófono como forma de difusão e de divulgação da língua".

O econtro internacional "Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado" foi organizado pela União Latina em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, e sob o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e do Presidente da Assembleia da República Portuguesa, contando também com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Fundação Luso-Americana.

A Academia Galega da Língua Portuguesa esteve representada em dito encontro internacional pelos académicos Ângelo Cristóvão e Luís Gonçales Blasco, "Foz".

Mais info: