Logo

Priberam dinamiza a aplicação do Acordo Ortográfico em todo mundo

Carlos Amaral (Priberam Informática SA) e Ana Paula Laborinho (Instituto Camões)

Léxico da Galiza elaborado pela AGLP e introduzido no FLiP 8
estará presente em todos os países lusófonos

A Priberam, líder mundial no fornecimento de ferramentas linguísticas para a língua portuguesa, ofereceu, ao abrigo de um protocolo celebrado com o Instituto Camões, o FLiP 8 para utilização por todos os leitorados, cátedras, centros de língua, professores da rede do ensino português no estrangeiro e ainda nos computadores existentes na sede do Instituto.

O Instituto Camões acolhe a doação das licenças do FLiP 8 ciente da valiosa contribuição que esta ferramenta linguística representa para a actualização dos professores e leitores da rede de ensino português no estrangeiro", diz a Presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho. "Por este meio, a Priberam está a contribuir para uma mais rápida e eficaz aplicação e dinamização do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que constitui um importante instrumento de política de internacionalização do português e da sua afirmação como língua global".

O protocolo é assinado terça-feira, dia 29 de Março e os FLiP 8 oferecidos pela Priberam começarão a ser reencaminhados pelo Instituto Camões para todo o mundo ainda esta semana.

Através do protocolo hoje celebrado, mais de 1000 leitores e professores de português em todo o mundo passarão a dispor da última versão do FLiP que, além do suporte para o novo Acordo Ortográfico inclui ainda o Dicionário Priberam, o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet que estará permanentemente disponível para consulta nestes computadores a partir dos quais, em alguns casos, o acesso à Internet não é tão rápido quanto se desejaria", refere Carlos Amaral, Administrador da Priberam.

O FLiP 8 é uma ferramenta indispensável para a adaptação ao novo Acordo Ortográfico, tendo sido escolhido pelos jornais e revistas portugueses que já o adoptaram. Recorde-se que o Governo determinou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo no ano lectivo de 2011/2012 e, a partir de 1 de Janeiro de 2012, no Governo e em todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como na publicação do Diário da República.

Sobre a Priberam:

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais tendo-se destacado principalmente pelos produtos e serviços que comercializa em quatro áreas: o processamento computacional da língua, os sistemas de gestão de conhecimento jurídico, os motores de pesquisa semânticos e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.


Sobre o Instituto Camões:

O Instituto Camões, I.P. tem por missão propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário.


Mais info:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica