Categoria: Info Atualidade Acessos: 2610

 Junta Diretiva da Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa

Candidatura foi aprovada por unanimidade na assembleia geral
realizada em passado 25 de abril em Compostela

A professora Irene Veiga Durão, bem conhecida pelo seu constante trabalho ativista em prol do português da Galiza, é a nova presidenta da Associação Pró Academia, tomando a vez de Ângelo Cristóvão, atualmente académico e secretário da Academia Galega da Língua Portuguesa.

 Irene Veiga defendeu a sua candidatura afirmando que não irão esquecer o primeiro objetivo da associação, o apoio logístico da AGLP, mas tendo na mente promover desde já um novo objetivo incorporado aos estatutos da Pró Academia: "promover a cultura da Galiza e do resto da Lusofonia precisamente aqui, na Galiza".

A nova presidenta da Associação Pró Academia também salientou a sua vontade de socializar a entidade e conseguir aumentar o número de sócias e sócios, além de manter contatos permanentes e reuniões periódicas entre membros das diretivas da AGLP (Fundação) e da Pró Academia, para coordenar o trabalho de cada organização e planificar em conjunto a atividade futura.

Ainda, acrescentou que da sua candidatura viam a Pró Academia a participar dalguma forma em variados eventos culturais; fazendo relações públicas, criando redes de apoio e organizando um movimento social amplo e positivo a favor do português.

Entre as atividades previstas para o curto prazo, Irene Veiga adiantou as seguintes:

  • 1ª quinzena de junho: "Viagens às nascentes da língua portuguesa: Portugal-Galiza". Turismo cultural a partir do Brasil.
  • 1ª quinzena de julho: participação na semana do festival lusófono da AGAL: “É MUNDIAL”. Ajuda na organização e atividade própria da Pró Academia num dia dessa semana.
  • 24-25 de julho: participação no FESTIGAL. Posto divulgativo e possível desenho de novo material publicitário.
  • Fins de setembro-começos de outubro: nova edição do Seminário de Lexicologia da AGLP.

Nova Junta Diretiva da Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa:

  • Presidência: Irene Veiga Durão
  • Vice-presidência: Paloma Fernández de Córdoba
  • Secretaria: Maria Xosé Castelo Lestón
  • Tesouraria: José Tubio Rodríguez
  • Vogais: Joám Evans Pim, Oliver Dieste, Maria Seoane Dovigo, Vicente Lopes-Veiga Brea, Noemi Vázquez Nogueiras, Marcos Celeiro.

O presidente da Academia, o catedrático José-Martinho Montero Santalha, deu os parabéns pelo feito de se ter aprovado a mudança da Junta Diretiva de uma maneira consensuada e construtiva, aconselhou que as e os novos integrantes mantenham um estreito contato para um trabalho eficaz, e afirmou que a Pró é fundamental para a Academia Galega da Língua Portuguesa, porque ela é a sua base.