Categoria: Info Atualidade Acessos: 1911

Higino Martins, no centro, num jantar em Compostela

Jantar em Santiago de Compostela, com Higino Martins no centro.

À sua direita, José-Martinho Montero e Joám Trilho;
à sua esquerda, Joám Evans, Isabel Rei e Ângelo Cristóvão

Como já informámos anteriormente, o académico Higino Martins Esteves, galego na diáspora argentina, acudiu como relator ao III Congresso Internacional sobre a Cultura Celta, «Os Celtas da Europa Atlântica», celebrado em Narom nos dias 15-17 de abril e organizado pelo Instituto Galego de Estudos Célticos (IGEC), em cujo Comité Científico figuram os académicos da AGLP Joám Evans Pim e o próprio Higino Martins.

 A intervenção destes dois professores e académicos no congresso esteve acompanhada pela participação doutros membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, com intervenções de diversa natureza: Isabel Rei Sanmartim, Artur Alonso Novelhe, José Manuel Barbosa Álvares e Ernesto Vázquez Souza.

No III Congresso Internacional sobre a Cultura Celta

No III Congresso Internacional sobre Cultura Celta

De esquerda à direita: Heitor Rodal, José Manuel Barbosa, Artur Alonso,
Joám Evans, José-Martinho Montero, Higino Martins,
Ernesto Vázquez e Isabel Rei

Aproveitando essa nova estadia na Galiza, Higino Martins visitou alguns lugares que ainda não conhecia, acompanhado por amigos da AGLP e da AGAL. Esteve novamente em Santiago, onde alguns companheiros da AGLP compartilharam com ele o jantar.

Noutro dia conheceu a comarca da Terra Chá e a zona de Meira, com o nascimento do rio Minho (nos dois mananciais de Fonminhá e do Pedregal de Irímia) e o vizinho castro de Viladonga e o seu museu, e percorreu a parte antiga da cidade de Lugo, dando um passeio pela sua muralha romana, que desde há alguns anos está declarada património da humanidade.

Higino Martins na Muralha de LugoHigino Martins no Obradoiro

De esquerda à direita: Higino Martins na Muralha de Lugo e no Obradoiro

 

Higino Martins no Pedral de Irímia

Higino Martins no Pedregal de Irímia