Logo

Protocolo assinado com a Federação de Sociedades Galegas da República Argentina

Logo da Federação de Sociedades Galegas da República ArgentinaDocumento foi assinado pelos presidentes das entidades, José-Martinho Montero Santalha e Francisco Lores Mascato

A Academia Galega da Língua Portuguesa vem de assinar um protocolo de colaboração e apoio recíproco com a Federação de Sociedades Galegas da República Argentina, uma das entidades mais representativas da diáspora galega na América do Sul.

 O protocolo visa ampliar a presença da AGLP nas comunidades galegas do exterior promovendo ações “relacionadas com a investigação, difusão e defesa da língua da Galiza entre as comunidades galegas da América”. O documento foi assinado pelos presidentes das entidades, José-Martinho Montero Santalha e Francisco Lores Mascato, enquadrando-se nos trabalhos realizados pela Delegação Permanente da AGLP na República Argentina, responsabilidade do académico Higino Martins Estévez.

Os primeiros contatos com a Federação tiveram lugar há um ano no decorrer de uma visita preparatória da Delegação da AGLP no Brasil a Buenos Aires com o intuito de avançar com o estabelecimento da Delegação da AGLP na República Argentina. Os académicos Higino Martins e Joám Evans foram recebidos na Federação de Sociedades Galegas da República Argentina pelo pesquisador Ruy Farias do Centro de Investigação Suarez Picallo, entregando-se diversas publicações da Academia.

A Federação acolhe ainda o Museu da Emigração Galega e a Biblioteca Galega de Buenos Aires, onde se desenvolvem os cursos de língua organizador pela reintegracionista Associação Civil de Amigos do Idioma Galego (já na sua 33ª edição).

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica