Categoria: Info Atualidade Acessos: 2261

 

Protocolo foi assinado pelo Doutor José-Martinho Montero Santalha,
presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa

A Academia Galega da Língua Portuguesa aderiu ao Conselho das Academias de Língua Portuguesa que, presidido pelo professor Doutor Adriano Moreira, reúne as academias portuguesas de História, Medicina, Marinha, Engenharia e Belas Artes, bem como a Academia das Ciências de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Sociedade da Língua Portuguesa.

 A iniciativa, com sede na Sociedade de Geografia, foi concretizada num Protocolo de Cooperação, definindo-se no Artigo 1º como “parceria desinteressada de instituições devotadas às ciências e humanidades, cada uma delas conservando integralmente a respectiva definição estatutária”. Foi assinado da parte galega pelo presidente da AGLP, o Doutor José-Martinho Montero Santalha, professor catedrático da Universidade de Vigo.

A Academia prossegue, deste modo, a sua incorporação ao espaço cultural e científico da língua portuguesa, mantendo colaborações com instituições de Angola, Brasil e Portugal, além das coletividades da emigração galega na República Argentina.