Categoria: Info Atualidade Acessos: 1324

António Gil Hernández e Xavier Vásquez Freire
apresentarão a edição em AO da obra de Rosalia de Castro

PGL - A 19 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, o Centro Social Gomes Gaioso da Corunha acolhe a apresentaçom dos Cantares Galegos, primeira ediçom desta magnífica obra de Rosalia de Castro seguindo as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

António Gil Hernández e Xavier Vásquez Freire serám os encarregados de apresentar este trabalho, promovido pola Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), editado por Edições da Galiza e disponível para compra na loja Imperdível, entre outros locais.

Em entrevista publicada polo PGL a 13 de outubro, o professor Higino Martins, coordenador desta ediçom dos Cantares Galegos, explicava, acerca das dificuldades do trabalho, que estas nom foram «maiores que as do estudo da história da língua», porque «os falares galegos som os restos maravilhosos da língua comum, têm a vantagem de ser um tesouro que venceu o túnel do tempo. A fantasia de viajar no tempo nas nossas mãos». Destarte, o processo foi «similar ao do norueguês, do checo ou do hebreu. Certo que ainda sem os recursos do estado, pelo que cumpre opor a resistência heroica, que muitas vezes compromete o pam».

Poeta musical

Para o professor Martins, a competência musical de Rosalia ainda é «pouco conhecida», e há dados biográficos que a mostram como «virtuosa em vários instrumentos», o qual influi também na medida e nos ritmos acentuais da sua obra.