Categoria: Info Atualidade Acessos: 1684
Colóquios da Lusofonia
AGLP estará representada no evento pela académica Concha Rousia

Começa dia 30 de setembro e prolonga-se até 5 de outubro o 16º Colóquio da Lusofonia (7º Encontro Açoriano da Lusofonia) no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, dedicado ao tema Santa Maria Ilha-Mãe, Homenagem contra o Esquecimento a Daniel de Sá.

No dia 30, a partir das 15:00, na Sessão de Abertura oficial do 16º Colóquio terá lugar o pré-lançamento da Antologia bilingue de autores açorianos contemporâneos, editada pela Calendário das Letras com apoio da Direção Regional das Comunidades e dos Colóquios da Lusofonia. A apresentação da obra será feita pela coautora Mestre Helena Chrystello e pelo editor Francisco Madruga e conta com a presença do Dr Jorge Paulus Bruno Diretor Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores em representação do Presidente do Governo Regional e a presença da Diretora Regional das Comunidades (Prof Dra. Graça Castanho).

Graças ao patrocínio no âmbito do TURISMO CULTURAL que o Município de Vila do Porto concedeu ao evento é a primeira vez que a Ilha-Mãe, sempre tão esquecida em acontecimentos culturais, entra na rota da Lusofonia. Esta ida ocorre depois de os Colóquios terem ido ao Brasil (abril 2010) e a Macau (abril 2011).

Mais de duas dezenas de oradores debaterão vários temas e autores na presença de representantes das 3 Academias de Língua Portuguesa (professores doutores Malaca Casteleiro, Evanildo Bechara e Dra. Concha Rousia, MA). Enfase para os trabalhos que falam da escrita de matriz açoriana.

Será também debatida ainda a entrada da AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa) na CPLP.

Na Homenagem contra o Esquecimento será prestado preito ao autor micaelense mais mariense Daniel de Sá, conjuntamente com o escritor açoriano, radicado no Canadá, Eduardo Bettencourt Pinto e o escritor e pintor Vasco Pereira da Costa. Estarão ainda presentes outros escritores como Anabela Mimoso, Concha Rousia, Chrys Chrystello, Luís Gaivão e o poeta Daniel Gonçalves.

Será ainda feita uma incursão revivalista às ruínas que determinam a obra de Daniel de Sá, pois este colóquio será uma das primeiras experiências em Turismo Cultural patrocinadas pelo Município de Vila do Porto, havendo lugar para sessões culturais e lúdicas em vários pontos da ilha, para além das habituais sessões de poesia, música do cancioneiro açoriano pela pianista diretora do conservatório regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, pela soprano Raquel Machado e violoncelista Henrique Constância.

Haverá ainda uma sessão de esclarecimento para professores e alunos da Escola Secundária de Vila do Porto e uma sessão de autógrafos e mostra de livros com a presença dos autores (Vasco Pereira da Costa, Anabela Mimoso, Concha Rousia, Daniel de Sá, Eduardo Bettencourt Pinto, Chrys Chrystello, Helena Chrystello) numa sessão informal com o público leitor.

A académica da AGLP, Concha Rousia, ainda participará como oradora no painel "3.1. Português como Língua de Identidade e Criação", com a ponência "O contributo da Galiza para O Acordo Ortográfico e o Vocabulário Comum".

 Mais informação: