Categoria: Info Atualidade Acessos: 2027

Reuniões da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa (F-AGLP)
e a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP)

O sábado 7 de janeiro de 2012 teve lugar em Santiago de Compostela a segunda reunião do Patronato da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa e o oitavo Pleno da Academia Galega da Língua Portuguesa.

Nesta reunião do patronato, a que se incorporou pela primeira vez o Doutor Mário Herrero Valeiro como patrono benfeitor, foi aprovado o relatório de contas do ano 2011 e o orçamento para o ano 2012. Continuou com uma reunião extraordinária em que foi eleita uma nova Comissão Executiva da Fundação, composta da seguinte forma:

Presidente: Ângelo Cristóvão Angueira

Secretária: Concha Rodrigues Peres

Tesoureiro: Ernesto Vasques Souza

A seguir teve lugar o oitavo pleno ordinário da Academia, de caráter ordinário, em que foram apresentados os relatórios das atividades das diferentes comissões de trabalho, aprovadas todas as candidaturas apresentadas a Académicos Correspondentes da AGLP, bem como o programa editorial para o ano 2012, entre outros projetos. No plano organizativo foi decidida a ampliação da Comissão de Lexicologia de Lexicografia por meio de uma Subcomissão de Linguística Computacional.

Por último realizou-se um Pleno extraordinário para a renovação da Comissão Executiva, ficando integrada pelos seguintes professores:

Presidente: José-Martinho Montero Santalha

Vice-Presidente: Isaac Alonso Estraviz

Secretário: Ângelo Brea Hernández

Arquiveiro: Joám Trillo

Acordou-se também que nesta nova composição da Comissão Executiva se integrarão em qualidade de vogais os atuais coordenadores das diversas Comissões de Trabalho:

António Gil Hernández, pela Comissão de Lexicológica e Lexicografia

Valentim Rodrigues Fagim, pela Comissão de Planeamento e Informática

Joám Evans Pim, pela Comissão de Relações Internacionais

Carlos Durão Rodrigues, pela Comissão de Gramática

Esta ampliação da Executiva da Academia visa conseguir uma maior comunicação interna e uma eficaz execução dos projetos, tendo previsto uma multiplicação da atividade editorial e de divulgação da instituição académica na sociedade galega, durante o ano 2012.