Categoria: Info Atualidade Acessos: 1771

Na vindoura quinta-feira, dia 26 de janeiro, a Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa apresentará, às 19h30, na Sala de Atos da Escola Oficial de Idiomas de Ponte Vedra, a coleção Clássicos da Galiza e o Arquivo Digital da AGLP, enquadrados dentro do ciclo de divulgação destas novidades nas principais cidades e vilas galegas.

Os Clássicos da Galiza são uma reedição de Edições da Galiza em parceria com a AGLP dos grandes autores galegos adaptados ao Acordo Ortográfico de 1990. Além disso, nesta excelente coleção os textos literários são acompanhados de grande número de notas de rodapé, glossários, apêndices, e até partituras, que esclarecem e enriquecem os textos originais.

Os acadêmicos José-Martinho Montero Santalha, presidente da AGLP, e Fernando Vásquez Corredoira, adaptador e revisor textual de vários dos volumes, apresentarão a coleção e falarão dos três volumes já disponíveis: "Cantares Galegos" de Rosalia de Castro, "Queixumes dos Pinhos e Outros Poemas" de Eduardo Pondal, e "Cantos Lusófonos: Cancioneiro Popular".

Ernesto Vasques Souza, acadêmico e membro da Comissão de Planeamento e Informática da AGLP, apresentará o recentemente criado Arquivo Digital da AGLP, um inovador repositório de materiais digitalizados acerca da língua e cultura galega. O Arquivo Digital contém materiais de texto, áudio, vídeo e imagem, disponibilizados sob licença Creative Commons, permitindo-se assim o seu livre acesso, utilização, distribuição e cópia, amais dum rápido e eficiente sistema de procuras, catalogação e acesso.