Logo

Nova impressão do Léxico da Galiza

Capa da edição em papel do Léxico da Galiza
Nova impressão em novembro de 2011

A Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) divulga esta nova impressão do Léxico da Galiza para ser integrado nos Vocabulários (comuns) da Língua Portuguesa.

A Comissão de Lexicologia e Lexicografia (CLeL) elaborou-o selecionando vocábulos galegos quer tomados do Dicionário Estraviz, de que partiu, quer propostos por diversas  pessoas, mas em todo o caso não recolhidos nos dicionários do Português comum. Incluem-se também numerosos topónimos e gentílicos da Galiza.

O Lexico da Galiza foi oferecido a editoras portuguesas e brasileiras; de facto já a Porto e a Priberam o incluíram nos respetivos vocabulários.

Na atualidade a CLeL está a rever a versão dicionarística dos vocábulos do Léxico da Galiza e mais doutros recolhidos em dicionários do Português comum, aos quais se acrescentam aceções galegas em uso.

A CLeL está integrada pelos académicos Isaac A. Estraviz, Ângelo Brea Hernández, Carlos Durão, António Gil Hernández (secretário), Luís Gonçales Blasco, Álvaro Iriarte, Higino Martins, José Martinho Montero Santalha e Fernando V. Corredoira.

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica