Categoria: Info Atualidade Acessos: 2483
AGLPA Academia Galega da Língua Portuguesa realizará uma reunião plenária o dia 30 de dezembro, em Santiago de Compostela

A AGLP, presidida pelo Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, foi constituida em 20 de setembro de 2008 e realizou a sessão de abertura em 6 de outubro, com presença de representantes das academias portuguesa e brasileira, e do governo galego. O evento, em que se apresentou publicamente a instituição, recebeu o apoio da Universidade de Santiago, a Vice-Presidência da Junta da Galiza e a Fundación Caixa Galiza.

Nesta próxima reunião plenária está previsto o ingresso de Celso Álvarez Cáccamo, professor de linguística geral na Universidade da Crunha, a aprovação de novas comissões de trabalho − além da Comissão de Lexicologia, já em funcionamento −, a criação de uma Coleção de Clássicos Galegos, e a apresentação do DVD da sessão de abertura.

Esta edição eletrónica, que será enviada gratuitamente a universidades e instituições culturais da lusofonia toda, recolhe integralmente as intervenções de Xoán Antón Pérez-Lema (Secretário Geral de Relações Institucionais do Governo Galego), Artur Anselmo e João Malaca Casteleiro (da Academia das Ciências de Lisboa), Evanildo Bechara (da Academia Brasileira de Letras), Carlos Reis (Reitor da Universidade Aberta), João Craveirinha (escritor moçambicano), José-Martinho Montero (Presidente da AGLP), e Ângelo Cristóvão (Presidente da Ass. Cultural Pró AGLP), além da interpretação do Hino da Galiza, por José Luís do Pico e Eduardo “Dúbi”.