Logo

"Multiplica X100 a tua língua"

Pró AGLP e AGAL manifestar-se-ão no próximo 17 de maio
O blogue X100 recolhe testemunhos de pessoas
que multiplicam o galego por cem

A Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa e a Associaçom Galega da Língua convidam a toda a cidadania galega a participar na manifestação do Dia das Letras para defender os valores e os conteúdos da ILP 'Paz Andrade'. A marcha partirá às 12h da Alameda de Santiago de Compostela, com ambas as entidades a marcharem atrás de umha faixa com o lema «Multiplica X100 a tua língua».

Por palavras de Irene Veiga, presidenta da Pró-AGLP "este é um momento fulcral, em que as nossas duas organizações dão o importante passo conjunto de encabeçar uma mobilização do 17 de maio, aberta a toda a cidadania e com caráter estritamente linguístico, para festejar o sucesso da ILP Paz-Andrade, que é o sucesso de todas e todos nós e também da nossa língua".

Da Pró-AGLP e da AGAL pedem a participação na manifestação do 'Dia das Letras', quer de maneira individual, quer trás das faixas dos coletivos que assistirem. Precisamente, além da proposta conjunta das duas associações, haverá também o chamado Bloco Laranja, integrado por outras organizações reintegracionistas e sob o lema «Crescer na nossa língua para estar no mundo».

Blogue e participação

No contexto desta reivindicação a Pró-AGLP e a AGAL lançaram o blogue X100, no qual são recolhidos testemunhos de pessoas que multiplicam o galego por cem, ademais de serem disponibilizados recursos gráficos para as pessoas interessadas difundirem a campanha. As pessoas que desejarem enviar uma fotografia e uma reflexão de uns 250 carateres explicando por que se deve mutiplicar o galego por cem, apenas devem endereçar uma mensagem eletrónica para agal[arroba]agal-gz.org. Atualmente há já mais de setenta participantes na iniciativa e o objetivo é ultrapassar o centenar antes de 17 de Maio.

Clicar na imagem para ampliar

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica