Categoria: Info Atualidade Acessos: 2493

Ivo Castro (moderador) e Joám Evans Pim

A AGLP publica o texto da intervenção do académico Joám Evans Pim e Iolanda Mato Creo (Universidade de Vigo), apresentada o dia 29 de outubro em Lisboa, na sessão sobre «Políticas de Língua na Galiza», durante a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. O evento, promovido e patrocinado pola CPLP, foi organizado por um grupo de entidades portuguesas liderado polo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, e dá continuidade à I Conferência realizada em Brasília em 2010, evento ao que já assistiram duas académicas.

Além desta palestra, foi apresentada também a comunicação de Joseph Ghanime e Antia Cortiças Leira, representando a Associação Docentes de Português na Galiza, sobre «O ensino do português na Galiza: língua própria ou língua estrangeira?».

Registaram-se também os depoimentos dos galegos Ramón Villares e Rosario Álvarez, do Conselho da Cultura Galega, sendo moderador da sessão o professor Ivo de Castro, ex-diretor da Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa, e Presidente do Conselho Científico da Conferência.

Mais informação em www.PGLingua.org