Logo

Geraldo Cavalcanti é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Ĝeraldo Holanda Cavalcanti | Foto do portal G1 da Globo

Poeta e tradutor substitui Ana Maria Machado a partir de 19 de dezembro. Pernambucano, membro da ABL desde 2010, substitui Ana Maria Machado, que dirigiu a ABL nas duas últimas gestões e foi a segunda mulher a ocupar o cargo, precedida apenas por Nélida Piñon, em 1997.

A eleição foi realizada na sede da entidade, através de uma votação secreta na qual os académicos aprovaram os indicados em uma chapa única. Além do presidente, foram eleitos ainda Domício Proença Filho como secretário geral, Antonio Carlos Secchin como primeiro secretário, Merval Pereira como segundo secretário e Rosiska Darcy de Oliveira como tesoureira.

O novo presidente, que também é crítico literário e foi diplomata por 37 anos, nasceu no Recife, em 6 de fevereiro de 1929, e publicou seu primeiro livro de poemas, “O mandiocal de verdes mãos”, em 1964. Ele foi eleito membro da ABL em junho de 2010, substituindo José Mindlin na cadeira de número 29, fundada pelo teatrólogo Artur de Azevedo. A sua posse aconteceu em outubro do mesmo ano e, dois meses depois, ele se tornou tesoureiro, passando a secretário geral em 2011.

(*) Foto do portal G1 da Globo.

Mais informação:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica