Logo

Acadêmico da AGLP Evandro Vieira Ouriques faz palestra na Reunião Científica do Grupo Galabra-USC sobre Auto-reflexão, Fato e Valor: a Unidade para a Mudança

O Acadêmico Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques, que está na Europa baseado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto a convite do Programa Erasmus Mundus, tratará do tema Auto-reflexão, Fato e Valor: a Unidade para a Mudança em palestra na Reunião Científica do Grupo Galabra, da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, na próxima terça-feira, dia 14 de Janeiro, às 16 horas, no Seminário B.

O Prof. Dr. Ouriques, Coordenador do NETCCON.Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Supervisor de Pesquisas de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Faculdade de Letras da UFRJ, vai tratar da importância epistêmica e metodológica da dinâmica auto-reflexão, valor e fato, como em Terry Eagleton, quando o self dá uma cambalhota psicopolítica para trás, toma a si como objeto de conhecimento e, desta maneira, instaura a unidade que permite que a mudança do valor narre a mudança do fato.

- “É quando o self silencia a episteme hipermasculina do “progresso” e escuta as epistemes na diáspora, como a do galego “sentimento da terra”, que Ciência, Cultura, Tecnologia e Arte são emancipadas pela unidade das forças de mudança social, face à crescente unidade do totalitarismo tecno-consumista” afirma o Acadêmico, que trabalha este tema também em artigo, no prelo da 6a. Edição do Boletim da AGLP, sob o título Auto-reflexão, Fato e Valor: o Silêncio Epistêmico que emancipa Ciência, Cultura, Tecnologia e Arte.

O Professor Evandro Vieira Ouriques vai reiterar a centralidade do aprofundamento da construção em rede da perspectiva Psicopolítica para a Teoria Social e os movimentos sociais, na medida em que a episteme de tal “crescimento ilimitado” é sustentada tanto pelas predisposições dos sujeitos à manipulação, quanto pelas operações psicológicas com efeitos politicos que delas se aproveitam, como as recentes da National Academy of Science-EUA, ao realizar parcerias com militares daquele país visando “medir as capacidades humanas” e “a combinação das capacidades individuais para criar uma capacidade coletiva de realização”.

O Acadêmico Evandro Vieira Ouriques está em Mobilidade Acadêmica na Universidade do Porto a convite do Mundus Lindo-Erasmus Mundus para trazer seu trabalho dedicado, em rede, à Psicopolítica da Teoria Social, e ao seu método, a Gestão da Mente, aplicadas no caso à construção de solidariedade nas plataformas digitais e redes sociais.

Transdisciplinar desde 1984, ele é Cientista Político, Jornalista, Designer e Terapeuta de base analítica, corporal e energética. Doutor em Comunicação e Cultura.ECO.UFRJ, Coordenador do NETCCON. Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.UFRJ, e Vice-Coordenador do GT Comunicação e Estudos Socioculturais.Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação, é Supervisor de Pesquisas de Pós-Doutorado em Estudos Culturais.Programa Avançado de Cultura Contemporânea-UFRJ.

Conhecido por sua capacidade de diálogo transcultural, articula o pensamento do Sul com o pensamento europeu não-hegemônico e com reservas filosóficas dos povos originários, do Oriente e do Ocidente Antigo.

Entre seus títulos: Melhor Acadêmico do Mundo, Reputation Institute, NY, 2010; Menção Honrosa do Prêmio Jeca Tatu, Academia Brasileira de Letras/ Propeg, 1987; Guerreiro Zulu, Universal Zulu Nation, 2011; e Acadêmico Correspondente, Academia Galega da Língua Portuguesa, 2012.

É líder e/ou membro de grupos de pesquisa no Brasil (3), e também no Chile, Estados Unidos, Colômbia e Reino Unido; e, além destes países, está publicado também na Dinamarca, na Galiza e em Portugal.

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica