Logo

XXII Colóquio da Lusofonia em Seia, Portugal

Colóquios da Lusofonia

Académico Isaac Alonso Estraviz fará entrega do Prémio Meendinho 2014 à Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia

O Concelho de Seia acolhe pela segunda vez consecutiva os Colóquios da Lusofonia, entre 25 e 30 de setembro de 2014. Com 63 inscritos, regista uma presença especial de Timor-Leste. Além da participação dos patronos João Malaca Casteleiro, da ACL, e Evanildo Bechara, da ABL, chamam a atenção, entre os oradores, os cientistas José Carlos Teixeira, do Canadá, e José António Salcedo.

Durante o evento será atribuído o 2º Prémio AICL Açorianidade e será lançado o livro do 1º Prémio 2013, Guarda-chuva transparente, da autora Maria Saraiva de Menezes, em edição da AICL e Calendário de Letras. Além das sessões científicas terão lugar sessões de poesia da Galiza, Timor e Açores. Também o lançamento da Coletânea de Textos Dramáticos Açorianos (Álamo de Oliveira, Daniel de Sá, José Martins Garcia, Norberto Ávila e Onésimo Teotónio Almeida), e a antologia 9 Ilhas, 9 escritoras (Brites Araújo, Joana Félix, Judite Jorge, Luísa Ribeiro, Luísa Soares, Madalena Férin, Madalena San-Bento, Natália Correia, Renata Correia Botelho).

A Fundação Meendinho decidiu atribuir o Prémio Meendinho 2014 à AICL. O professor e académico Isaac Alonso Estraviz, vice-presidente da Fundação, fará entrega do galardão ao presidente da associação num ato a realizar-se o dia 25 às 18 horas, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

A Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia é parceira da AGLP. Desde a primeira edição, no ano 2002, sempre houve presença galega. Nesta edição de 2014 serão oradores os académicos Concha Rousia, Maria Dovigo e Ângelo Cristóvão.

Mais informações:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica