Logo

AGLP publica poemário de Jenaro Marinhas del Valle

Invenção do Mar é o título do 8º volume da Coleção Clássicos da Galiza, poemário de Jenaro Marinhas del Valle editado pelo académico António Gil com colaboração de Pablo González Marinhas, redator da apresentação. O volume, que inclui notas, epílogo, glossário e índice onomástico do editor, conta com o apoio de mais de 80 entidades culturais e cidadãos galegos que, desta forma, querem render homenagem a um dos escritores e inteletuais mais destacados da Galiza do século XX.

Indica Pablo González Mariñas na apresentação:

«Este poemario, mais do que outro nenhum do autor, deve ser entendido na complexa personalidade de Jenaro Marinhas del Valle que, como Antero de Quental dizia Oliveira Martins, "dava alma para uma família inteira". E deve ser assemade valorado também no quadro da sua peripécia vital de nacionalista galego inconformista, perseguido e magoado, mas nunca rendido à opressão assimiladora, sedento de Pátria libertada.

E, principalmente, há de ler-se esta magna obra integrando-a no contexto da cultura e da língua galego-portuguesa, que ele viveu desde neno, como tronco comum duma linhagem e como lar de amor e liberdade. A minha Pátria - gostava dizer, parafraseando o Pessoa - é a língua galego-portuguesa, "a ilha extraviada que buscamos"».

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica