Categoria: Info Atualidade Acessos: 2304
Colóquios da Lusofonia

O Fundão (Portugal) vai acolher, entre 27 e 31 de março, o Colóquio da AICL - Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, na sua 23ª edição, em que participarão Maria Dovigo e Concha Rousia, representando a Academia Galega da Língua Portuguesa, e os professores Xurxo Fernández e Antia Cortiças Leira.

A literatura açoriana terá um lugar de destaque, sendo convidados pela AICL os escritores Urbano Bettencourt, Brites Araújo e Susana Margarido. Esta literatura tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, quer com os Cadernos de Estudos Açorianos, quer com a tradução de obras para sete línguas, com a publicação de antologias e livros destinado ao currículo regional açoriano bem como o Prémio anual da AICL Açorianidade em vários géneros (em parceria com a Editora Calendário de Letras).

Com quatro dezenas de inscritos, este Colóquio tem uma sessão especial dia 28, em parceria com a Universidade da Beira Interior, para a qual foram convidadas várias personalidades de universidades portuguesas.

Neste colóquio serão abordados temas como a Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia. Haverá – para além das sessões científicas – dois recitais do Cancioneiro Açoriano pela Diretora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino e violoncelo, sessões de poesia da Galiza e dos Açores, a atuação da Academia Sénior do Fundão, do Grupo de Acordeões da Academia de Música e Dança do Fundão, estando o colóquio integrado nas sessões da Quadragésima com teatro e um concerto Sabat Mater.

As 10 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Brasil, Canadá, Galiza, Portugal, Estado de Rio Grande do Sul, Estado de Santa Catarina, Macau, Estado do Rio de Janeiro, incluindo 5 representantes das três academias de língua portuguesa.

As sessões são abertas ao público.

Todas as informações em: http://lusofonia2008.com.sapo.pt/