Logo

Pórtico da Língua Portuguesa

Hoje, 10 de junho, data em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é lançado o Pórtico da Língua Portuguesa (PLP) em site. Um novo espaço concebido a pensar em todos os falantes de expressão portuguesa, porque só através de um bom domínio e uso correto da língua podemos ser verdadeiramente entendidos.

A rosa dos ventos é o ícone de referência do PLP, por ser o símbolo da orientação, da escolha acertada e da decisão ponderada. Em questões de língua portuguesa, é nossa vontade garantir a orientação necessária, para que o público em geral se sinta devidamente informado e saiba optar pelo que é considerado correto ou recomendado. A rosa dos ventos é ainda o símbolo dos Descobrimentos, da expansão portuguesa, o que se coaduna na perfeição com nossa Missão.

O Pórtico da Língua Portuguesa (PLP) é constituído pelos seguintes módulos:

- Consultório, onde se reúnem esclarecimentos sobre dúvidas, curiosidades e determinadas particularidades do português.

- Diversidade, porque um dos aspetos mais ricos da Língua Portuguesa é a sua diversidade linguística. Este espaço pretende promover as diferentes variedades da língua portuguesa: a portuguesa, a insular, a brasileira, a africana, a asiática e até mesmo a variedade galega.

- Publicações, em que se apresentam temas de atualidade respeitantes às palavras que ganham vida e sobre as que vão morrendo e, como a língua é um organismo vivo sujeito a evolução, será dada uma atenção especial aos neologismos, isto é, às palavras novas que são incorporadas na língua. É ainda nosso intuito trazer a público nomes de várias personalidades, filólogos, linguistas, gramáticos, dicionaristas, lexicógrafos, cujo trabalho em torno da "última flor do Lácio" é digno de reconhecimento e de conhecimento público.

- Acordo Ortográfico um espaço esclarecedor das mudanças previstas pela introdução da nova ortografia.

- Agenda, calendário de eventos relacionados com a Língua Portuguesa.

- Serviços, uma oportunidade de solicitar elaboração/revisão dos seus conteúdos por uma equipa especializada, sendo ainda o esclarecimento de dúvidas garantido pelo preenchimento de um formulário.

Pórtico da Língua Portuguesa, agora disponível em www.porticodalinguaportuguesa.pt e também em www.facebook.com/porticodalinguaportuguesa.

Responsáveis pelo projeto: Ana Salgado, lexicógrafa, membro do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa, e sócia correspondente da 2.a secção da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa, e Carlos Lopes, editor.

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica