Logo

Centros Sociais acolhem apresentações do "Léxico da Galiza"

Léxico da GalizaA Associação Pró Academia realizará neste mês de junho de 2009 algumas visitas a centros sociais na Galiza para apresentar o Projeto de Léxico que a Comissão de Lexicologia e Lexicografia da AGLP está a elaborar.

O Léxico da Galiza foi realizado para, à partida, ser integrado no Vocabulário Ortográfico Comum. Contudo, no processo de elaboração surgiu a possibilidade de anotar palavras que poderiam fazer parte do Dicionário da Língua Comum. Ambos, Vocabulário e Dicionário estão projetados para se realizar entre vários países lusófonos, nomeadamente Portugal e Brasil, na sequência da implementação, nestes países e no resto de países lusófonos, das normas ortográficas do Acordo de 90, tal como vem de ser aprovado pelos seus governos.

As apresentações começam pelos centros sociais da Gentalha do Pichel (Compostela), A Esmorga (Ourense) e F. Artábria (Ferrol) e realizar-se-ão nos dias:

Centro Social Gentalha do Pichel (Compostela)
  • Quinta-feira, 4 de junho às 20h30
 
Centro Social A Esmorga (Ourense)
  • Sexta-feira, 12 de junho às 20h30
 
Fundaçom Artábria (Ferrol)
  • Sexta-feira, 19 de junho às 20h30

Estas constituem as primeiras visitas da Associação Pró Academia aos centros sociais galegos, visitas que esperamos tenham continuidade nos próximos meses.

Mais info:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica