Categoria: Info Atualidade Acessos: 2295

Capa do BAGLP v.IIIAcaba de sair da imprensa o volume do Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa correspondente ao ano 2010, dedicado ao professor e académico brasileiro Evanildo Cavalcante Bechara.

Filólogo, gramático e membro da Academia Brasileira de Letras, a sua contribuição à língua comum é reconhecida dentro e fora do seu país. Mestre de várias gerações, é autor da muito difundida Moderna Gramática Portuguesa, já na 37ª edição.

Destaca também o seu papel como difusor do Acordo Ortográfico, sendo um dos seus maiores defensores e divulgadores através de numerosas palestras, artigos e intervenções em congressos e encontros, não só como especialista, mas também no plano da divulgação social, de que é mostra a brochura A nova Ortografia.

No plano da lexicografia, cabe citar a sua recente contribuição à quinta edição do Vocabulário Ortográfico da ABL, na sua responsabilidade de coordenador da Comissão de Lexicologia e Lexicografia.

As 321 páginas desta publicação oficial da Academia Galega incluem, além das secções institucional e de publicações, numerosos estudos de autores brasileiros: Marlit Bechara, Neusa Bastos, José Nogueira Jr. E Nancy Moreira, Regina Brito e Vera Hanna, Maria Zélia Borges, Milton M. Azevedo, Zilda Maria Zapparoli, e outros de João Malaca Casteleiro, Isaac Alonso Estraviz e J. A. Meixueiro, Álvaro Vidal Bouzon, José Manuel Barbosa, Joám Evans Pim e Isabel Rei Sanmartim, Chrys Chrystello e Josep J. Conill.

O Boletim é distribuído pela AGLP, gratuitamente, a bibliotecas e instituições galegas e lusófonas.