Da primeira Junta Diretiva da associação fizeram parte as seguintes pessoas:
Presidência: Ângelo Cristóvão
Vice-presidência: Concha Rousia
Tesouraria: Isabel Rei
Secretaria: António Gil (substituído mais tarde por José Tubio Rodríguez)
Vogais: José-Martinho Montero Santalha, Luís Gonçales Blasco (Foz), Ernesto Vázquez Souza, Francisco Paradelo, Rudesindo Soutelo, Luís F. Figueiroa
Em 25 de abril de 2011 uma nova Junta Diretiva tomou o revezamento, com a seguinte candidatura apoiada por unanimidade da assembleia:
Presidência: Irene Veiga Durão
Vice-presidência: Paloma Fernández de Córdoba
Secretaria: Maria Xosé Castelo Lestón
Tesouraria: José Tubio Rodríguez
Vogais: Joám Evans Pim, Oliver Dieste, Maria Seoane Dovigo, Vicente Lopes-Veiga Brea, Noemi Vázquez Nogueiras, Marcos Celeiro
O objectivo inicial desta associação foi o de promover a criação da Academia Galega da Língua Portuguesa. Constituída esta, a associação continua fornecendo apoio logístico à Academia, acrescentando como novo objetivo o de promover a cultura da Galiza e do resto da Lusofonia precisamente aqui, na Galiza.