Valentim Paz Andrade

17.000 assinaturas polo português na Galiza

  • Escrito por: AdminWeb
  • Categoria: Valentim Paz-Andrade
  • Acessos: 3740


Na tarde de hoje, seis meses depois de ser apresentada ante o Parlamento da Galiza, a Comissão Promotora da Proposta de Lei por Iniciativa Legislativa Popular que leva o sobrenome do homenageado do Dia das Letras Galegas do passado ano, Valentim Paz-Andrade, formaliza a entrega das 17.000 assinaturas que asseguram a continuação da sua tramitação parlamentar. A iniciativa procura uma série de medidas que facilitem o acesso dos galegos ao universo de língua portuguesa e um maior relacionamento com a Lusofonia.

Ler mais: 17.000 assinaturas polo português na Galiza

"Multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas"

  • Escrito por: AdminWeb
  • Categoria: Valentim Paz-Andrade
  • Acessos: 3513

O dia 22 de novembro às 20:00 horas fazer-se-á sob a palavra de ordem "multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas" mais uma apresentação pública da Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade. A apresentação conta com o apoio e organização de Vizinhos da Casa da Atochas - Torre de Hércules, da Crunha e realizar-se-á na Biblioteca Pública do Campo de Marte. O ato conta com o apoio da Associação Cultural Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa e nele intervirão Adrião Morão, Maria Castelo e José Tubio. Contando também com a atuação de Sapoconcho e Tonhito de Poi em apoio público da Iniciativa.

Ler mais: "Multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas"

Parlamento aceita a trâmite a Iniciativa Legislativa Popular “Paz-Andrade” para promover a língua portuguesa e os vínculos com a Lusofonia


O Boletim Oficial do Parlamento da Galiza publicou esta semana o acordo tomado pola Mesa do Parlamento da Galiza no passado dia 25 de junho, em que resolveu admitir a trámite a proposta de lei por iniciativa legislativa popular para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia, apresentada no passado dia 16 de maio polo grupo promotor como "ILP Valentín Paz-Andrade".

Ler mais: Parlamento aceita a trâmite a Iniciativa Legislativa Popular “Paz-Andrade” para promover a língua...

Paz-Andrade e a língua portuguesa da Galiza

  • Escrito por: AdminWeb
  • Categoria: Valentim Paz-Andrade
  • Acessos: 6674

 

Este artigo, publicado originariamente com o mesmo título na revista Agália (núm. 51: outono de 1997, pp. 287-296), reproduz a intervenção de José-Martinho Montero Santalha, presidente da AGLP, na mesa-redonda «Valentim Paz-Andrade, escritor», celebrada na sala de conferências do «Centro Cultural Caixavigo», de Vigo, em 28 de maio de 1997. Republica-se aqui com leves modificações e alguma atualização de pequeno relevo.

Ler mais: Paz-Andrade e a língua portuguesa da Galiza
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time