Info Atualidade (419)

15 anos da AGLP, da criação ao futuro

Pleno da Assembleia da Academia Galega da Língua Portuguesa.


Pelas 16 h. do dia 16 está convocado um pleno da Academia, após o que a Casa da Língua Comum se abrirá ao público para uma mesa colóquio e um recital poético , c omo ante sala dos atos que no ano 2024 vão ser realizados em comemoração do décimo quinto aniversário da criação da Academia Galega da Língua Portuguesa.


A manhã, 16 de dezembro, a partir das 19 h. serão aberto ao público, com o programa a seguir:
15 anos da AGLP, da criação ao futuro

Casa da Língua Comum, Santiago de Compostela, 16 de dezembro de 2023, 19 h.
Mesa Colóquio apresentada e moderada por Rudesindo Soutelo
Com:
António Gil, Concha Rousia , Paulo Fernández Mirás e Antia Cortiças Leira

Recital poético

- Samuel Pimenta
- Alfredo Ferreiro
- Em representação do Clube dos Poetas Vivos: José Manuel Barbosa e Concha Rousia
- Pedro Casteleiro
- Iolanda Aldrei

Ler mais ...

A Academia Galega publica vídeos do Dia da Academia de 2023

 Celebrado o dia 7 de outubro, inclui no ato inaugural os discursos institucionais de Rudesindo Soutelo, presidente da AGLP, o Prof. Manuel Lemos de Sousa, representante da Academia das Ciências de Lisboa, e o Doutor Rui Lourido, representante da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP.

 

 Seguindo o programa, em segundo lugar foi a vez dos discursos de tomada de posse como académico numerário de Paulo Fernandes Mirás, e das numerárias Antia Cortiças Leira e Iolanda Rodrigues Aldrei. O discurso de receção em nome da comunidade académica foi proferido pelo professor António Gil Hernández.


 Em terceiro lugar iniciou-se o breve concerto literário, com interpretação musical de obras de Rudesindo Soutelo: 'Borobó', 'Manuel Maria', 'Teresa Moure' e 'Carlos Durão'. A interpretação correu a  cargo do duo de saxofonistas composto por Rafael Yebra e Miguel Bargiela.


 Finalmente foi o lugar da homenagem ao saudoso académico Carlos Durão, com um recital poético a cargo de Adela Figueroa, Pedro Casteleiro, Maria Castelo, Alfredo Ferreiro, Concha Rousia, António Gil, Iolanda Aldrei, Ramom Reimunde, Irene Veiga e Paulo Mirás.

 

Ler mais ...

AGLP mantém reuniões no âmbito municipal e parlamentar galego.

O Presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa, Rudesindo Soutelo, e o Vice-Presidente, Ângelo Cristóvão, mantiveram reuniões o dia 3 de outubro, em Santiago de Compostela. Com o Porta-Voz do Grupo Municipal do Partido Popular, Borja Verea. Em dependências da Câmara Municipal, apresentaram propostas para desenvolver uma política ambiciosa para a cidade, orientada à projeção da capital galega no espaço lusófono, no quadro da sua função como observadora na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), organização de que faz parte desde 2016.

Ainda na mesma jornada reuniram nas dependências do Grupo Parlamentar Socialista, com o Porta-Voz Luís Manuel Álvarez e a deputada Noa Díaz, responsável pela área de cultura. Durante largos minutos trataram diversos aspetos relativos à deficiente aplicação da Lei Paz-Andrade, e as possibilidades de avançar no desenvolvimento dessa norma legal, aprovada pela unanimidade dos deputados do Parlamento da Galiza em março de 2014.

Ler mais ...

Falecimento de Georgina Benrós de Mello

É com profunda dor que damos notícia do falecimento de Georgina Benrós de Mello (Mindelo, Cabo Verde, 1.12.1953- Lisboa, 7.10.2023). Diretora-geral da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa entre 2014 e 2020, formada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, exerceu a sua profissão em Cabo Verde e Timor Leste no setor público e privado.

Contamos com a sua presença no II Encontro de Mulheres da Lusofonia, realizado em Santiago de Compostela em abril de 2018, em parceria com a UMAR, e na 1ª conferência da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa “Juventude, diásporas e mobilidade académica”, em outubro de 2019.

Acabado o seu mandato à frente da CPLP, deu o seu testemunho para o livro “Histórias e Memórias de Mulheres de Cabo Verde em Portugal” (2021), do projeto “Memória e Feminismos” da UMAR, ONG histórica de defesa dos direitos das mulheres em Portugal, parceira da Pró-AGLP. Tivemos a oportunidade e o privilégio de contar com o relato da sua história de vida, da sua participação na libertação de Cabo Verde e na construção da sua democracia e do seu papel protagonista na criação da OMCV-Organização de Mulheres de Cabo Verde.

Georgina Benrós de Mello é para nós um exemplo de exercício de um cargo para melhorar as condições de vida das pessoas, pois, como ela dizia, queria ajudar. O seu carisma, a sua empatia, a sua determinação, a sua elegância e a generosidade com que partilhava a sua sabedoria ficarão para sempre na nossa memória.

Enviamos as nossas condolências aos seus filhos, extensivas aos/as restantes familiares, amigos/as e colegas.

https://www.academiagalega.org/academia/info-atualidade/item/1871-visita-%C3%A0-cplp.html

 

https://www.academiagalega.org/videos/ii-encontro-mulheres-da-lusofonia/entrevista-georgina-benrs.html

Ler mais ...

FALECIMENTO DO ACADÉMICO CARLOS DURÃO

É com imensa dor que temos que comunicar o passamento do nosso companheiro académico CARLOS DURÃO RODRIGUES, hoje, oito de setembro, em Vigo. Em nome da Comissão Executiva e de todas as pessoas que fazem parte da ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA, enviamos à família e aos seres queridos as nossas mais profundas condolências.

Carlos Durão Rodrigues

Nasceu em Madrid, de família galega com tradição emigrante (Brasil, Catalunha, Cuba, Venezuela), com a que morou nos primeiros anos em diversas localidades galegas (Escudeiros, Ferrol, a Granha, Guimarei, Riba d'Ávia, Tevra, Vigo, Víncios), o que lhe mostrou clara perspetiva da variedade das falas galegas. Estudou em Vigo (bacharelato), Santiago (começo de estudos universitários) e Madrid (licenciatura de Filosofia e Letras, ramo de germânicas), donde partiu para Londres, em regime de intercâmbio universitário por dois anos, e em situação de exílio até à morte do general Franco. Foi professor de idiomas em colégios ingleses, redator radiofônico no Serviço Espanhol e Português da BBC, e tradutor técnico em organismos britânicos e do sistema da ONU.

Em Londres participou em diversos movimentos dos anos 60, com bascos, catalães, galegos e portugueses; manteve contatos com o derradeiro cônsul da República Espanhola, com membros do Conselho da Galiza e com outros exilados.

Em 1970 foi cofundador do Grupo de Trabalho Galego de Londres, que publicou um Boletim para familiarizar os mestres rurais galegos com a primeira  Lei do Ensino : ao seu  Suplemento  contribuíram os professores portugueses Agostinho da Silva e Rodrigues Lapa, e nele fizeram-se uns primeiros ensaios de adaptação de textos galegos à ortografia internacional. O Grupo de Trabalho Galego de Londres publicou um  Plano Pedagógico Galego  (1971).

Com Guerra da Cal teve uma relação assídua quando este residiu em Londres nos anos 90. Também durante muitos anos com o galeguismo do interior em geral, e mais tarde particularmente com o reintegracionismo.

Como membro do Comité de Cultura do Centro Galego de Londres, organizou durante muitos anos atividades como o Dia das Letras Galegas, o Dia da Pátria Galega, a biblioteca e a revista do Centro, participando também em revistas da emigração, conferências, etc. E deslocou-se para atividades semelhantes a outros centros de emigração galega na Europa (Amesterdão, Genebra, Groninga, Munique). Representou o CGL na IV Reunião da Federação Mundial de Sociedades Galegas da Emigração (Santiago, 1984), no Comité Britânico pró Jacobeu (Londres e Santiago, 1993), e na 1st Oxford Conference on Galician Studies (1991).

Ler mais ...

João Laurentino Neves, novo Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)

No dia 9 de janeiro decorreu na sede da CPLP em Lisboa a cerimónia de tomada de posse do novo diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), João Laurentino Costa Pinho Neves, primeiro nacional português a exercer esta carga. Sucede ao guineense Incanha Intumbo, diretor do IILP desde 2018. A académica Maria Dovigo participou no ato em representação da ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Para além da intervenção do novo diretor executivo do IILP, o ato contorno com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, o timorense Zacarias da Costa, do Representante Permanente de Angola junto da CPLP, presidente em exercício da CPLP, Oliveira Encoge, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André. Todos eles fizeram referência ao caráter pluricêntrico da Língua Portuguesa e destacaram os desafios que enfrentam as políticas de promoção e difusão da língua: a diversidade de contextos sociolinguísticos do Português (como língua materna, língua de herança, língua segunda, língua de acolhimento…), as possibilidades como língua estratégica de comunicação global (como língua de trabalho em diversos organismos internacionais e como recurso econômico),

O IILP, organismo com sede na República de Cabo Verde, tem como objetivos fundamentais “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais”, segundo podemos ler na sua página (https://iilp.wordpress.com/).

Notícia na página da CPLP

 

Ler mais ...

Junta da Galiza vai lançar o Observatório da Lusofonia Valentín Paz Andrade

Segundo informa o site institucional do governo galego, a Junta da Galiza vai lançar no próximo ano o Observatório da Lusofonia Valentín Paz Andrade. Servirá como instrumento de consenso para a adoção de medidas relacionadas com a Lusofonia na Galiza e como fórum permanente de diálogo entre as diferentes administrações públicas e outras organizações representativas com interesses na matéria.

Ler a notícia ao completo.

A Xunta vai lançar o Observatório da Lusofonia Valentín Paz Andrade no próximo ano, depois de concluídos todos os trâmites necessários e a correspondente audição e informação públicas. Criada com o objetivo de servir de instrumento de consenso para a adoção de medidas relacionadas com a lusofonia na Galiza, a nova entidade vai depender da Vice-Presidência segunda e da Conselharia da Presidência, Justiça e Desportos e terá a vice-presidência a cargo da Conselharia competente em Política Linguística.

Além da Xunta, na composição do Observatório estarão a Administração Geral do Estado Espanhol, a Administração Portuguesa e os observadores consultivos na Galiza da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o Consello da Cultura Galega, a Academia Galega da Língua Portuguesa e a Associação de Docentes de Português da Galiza. Também farão parte da entidade a AECT da Eurorregião, a Federação Galega de Municípios e Províncias (Fegamp), o Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional, a Fundação Centro de Estudos Eurorrexionais Galicia – Norte de Portugal e outras organizações com interesses políticos, sociais, económicos e culturais na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Desde que a Espanha se tornou Observador Associado na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em julho de 2021, a Galiza tem trabalhado para desenvolver todas as potencialidades desta associação e assim evidenciar a relação especial da Galiza com o mundo lusófono, principal motor que impulsionou o Estado espanhol para aderir à CPLP.

Neste contexto, a Xunta trabalha há algum tempo na criação deste observatório especializado no conhecimento da Lusofonia e na interação com os países desta área. O objetivo é servir como um fórum de diálogo permanente entre a Galiza, as diferentes administrações públicas e outras organizações representativas de interesses neste campo.

Laços linguísticos, históricos e culturais

A lusofonia é constituída pelo conjunto dos países que têm o português como língua oficial, bem como pelas comunidades que partilham laços históricos e culturais. Em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi constituída com o compromisso de fortalecer os laços de solidariedade e cooperação que os unem, conjugando iniciativas para promover o desenvolvimento económico e social dos seus povos. A ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA ingressou na CPLP, com a categoria de Observador Consultivo, no dia 20 de julho de 2017, na XXII reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em Brasília. A decisão adotada é duplamente significativa, por ser a primeira entidade da sociedade civil galega a participar oficialmente neste organismo, o que poderá vir a reforçar as posições pró-lusófonas na Galiza, e por tratar-se de uma Academia que defende a unidade da língua portuguesa, de que o galego faz parte.

Ler mais ...

Falecimento de Adriano Moreira, correspondente da AGLP

Com profundo pesar a Academia Galega da Língua Portuguesa tem de registar o falecimento no dia 23 de outubro de 2022 do académico e professor Adriano Moreira, académico correspondente da AGLP. 

O presidente e toda a comunidade académica transmite à família e seres queridos as suas mais profundas condolências.

Nova no jornal PÚBLICO

Página na Wikipédia

 FOTO: LUSA/MIGUEL A. LOPES

Ler mais ...

VISITA INSTITUCIONAL DA AGLP A LISBOA

Uma delegação da Academia Galega da Língua Portuguesa esteve em Lisboa o passado dia 12 de outubro, para manter encontros no âmbito da CPLP e contactos com instituições de Portugal.
O presidente, Rudesindo Soutelo, o Vice-Presidente, Ângelo Cristóvão, e a Delegada em Lisboa, Maria Dovigo, mantiveram reuniões na Missão do Brasil junto da CPLP. Com o Ministro-Conselheiro Pablo Duarte Cardoso e colaboradores trocaram ideias e informações sobre a situação do ensino da língua portuguesa na Galiza e em todo o território do Reino da Espanha, no quadro da adesão deste estado como observador associado da Comunidade.

Foram recebidos em audiência no Palácio Conde Penafiel, sede da CPLP, pelo Diretor Geral Armindo de Brito, e o Diretor de Ação Cultural Boaventura Ima-Panzo. Os observadores galegos apresentaram projetos a desenvolver nos próximos meses no quadro da sua participação na Comissão Temática de Promoção e Difusão da Lìngua Portuguesa e na Comissão de Cidades, Territórios e Ambiente, na procura do engajamento de projetos e a procura de sinergias institucionais.
Na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) mantiveram uma reunião com o Secretário Geral, Vítor Ramalho, e o Diretor Cultural, Rui Lourido, por sua vez coordenador da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa. A participação galega em atividades municipais, com conteúdos culturais, e a cooperação internacional a vários níveis foram alguns dos temas tratados, bem como o fomento da participação de municípios da Galiza nesse organismo internacional.

Tiveram ainda uma visita à Academia das Ciências de Lisboa, de que Cristóvão faz parte como sócio correspondente, para a consulta e documentação na biblioteca, que amavelmente abriu as suas portas. Esta visita teve lugar na sequência da colaboração que a ACL mantém com a Academia Galega, com quem desenvolve um protocolo de colaboração desde 19 de março de 2010.

Ler mais ...

INGRESSO DE NOVAS ACADÉMICAS NA AGLP

Na sessão plenária da AGLP do sábado 25 de junho de 2022 foram apresentadas e aprovadas por maioria as seguintes candidatas, que ficam admitidas como membros da Academia Galega da Língua Portuguesa:


– Adela Clorinda Figueroa Panisse, como académica de número.

– Joana Magalhães, como académica de número.

– Maria José Castelo Lestom, como académica de número.

– Kathleen March, como académica correspondente.

 

Abaixo deixamos os currículos das novas académicas.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time